INTERNACIONAL: Brasil e Angola querem aprofundar cooperação na área de Previdência Social
Ministro Carlos Gabas encontrou-se, em Luanda, com o ministro da Segurança Social, António Pitra Neto
O aprofundamento da cooperação na área da Previdência Social e a formalização de acordos – bilateral entre o Brasil e Angola e multilateral entre as oito nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – foram alguns dos temas das conversações entre o ministro Carlos Eduardo Gabas e seu colega angolano, António Pitra Neto, na manhã desta quarta-feira (4).
No segundo dia de visita oficial à capital de Angola, Gabas apresentou aos gestores e ao ministro Pitra Neto - responsável, além da Segurança Social, pela Administração Pública e Trabalho - o modelo brasileiro de Previdência Social e os avanços no setor.
“Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, temos nos esforçado para coordenar as políticas de proteção social entre o Brasil e as nações amigas de modo a beneficiar os brasileiros que vivem no exterior e os estrangeiros que residem no Brasil. E isso se dá por meio de acordos que são necessários para a ampliação dessa cobertura”, declarou, anunciando o motivo de sua viagem à África (que incluirá também Moçambique).
Na reunião, realizada na Escola Nacional de Administração (Enad), ficou acertada uma parceria para que o Ministério da Previdência Social brasileiro possa enviar especialistas para ministrar cursos de aperfeiçoamento para os técnicos angolanos e também livros, revistas e outros documentos para a biblioteca da instituição. “Toda nossa estrutura está a serviço de Angola, pois queremos aprender com as melhores experiências de vocês e poder contribuir oferecendo as nossas melhores práticas, pois nosso objetivo comum é garantir proteção e levar cidadania aos nossos cidadãos”, completou Gabas.
Pitra Neto afirmou que os objetivos do Estado angolano, que há oito anos vive em clima de paz depois de mais de duas décadas de guerras civis, é atingir o desenvolvimento, “garantindo avanços sociais”. Ele lembrou que a amizade entre o seu país e o Brasil ultrapassou os momentos não muito bons: “O Brasil sempre esteve ao nosso lado, entendendo as idiossincrasias dos angolanos”. O ministro disse que o intercâmbio com o Brasil é essencial neste momento de reconstrução de Angola.
Junto com Pitra Neto, Carlos Gabas também visitou o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac), que reúne num mesmo local serviços públicos e privados, como a representação do Instituto Nacional de Segurança Social, serviços notariais, departamento de trânsito e bancos, entre outros.
Fonte: www.mpas.gov.br