Associação dos Institutos Municipais de Previdência e Assistência de Santa Catarina

Ligação ou mensagem via WhatsApp

Informações Pró Gestão

Programa de Certificação – Pró Gestão – ASSIMPASC possui parceria com as empresas certificadoras e auxilia gratuitamente na elaboração de atos normativos e orientação na práticas de ações

Parceria para Desconto

A ASSIMPASC possui parceira com duas das três empresas credenciadas pela SRPPS para serem entidades certificadoras do Pró Gestão.

O ICQ Brasil se comprometeu a conceder desconto efetivo de 17% (dezessete por cento) aos RPPS associados à ASSIMPASC e a Fundação Carlos Alberto Vanzolin se comprometeu a conceder desconto efetivo de 10% (dez por cento) aos associados da ASSIMPASC.

 

Informações para contatos:

 

ICQ Brasil – Uirã Alcides – Telefones: 62 99611-9629 ou 47 99642-0058 – uiragomes@sistemafieg.org.br

Fundação Vanzolin – Paulo Bertolini – Telefone (11) 3913-7134 e 11 98456-1111 – paulo.bertolini@vanzolinicert.org.br

 

Informações Pró Gestão

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social foi instituído pela Portaria MPS nº 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017 e tem como objetivo a implantação das boas práticas de gestão inseridas nas ações que compõem os três pilares do Programa: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.

A adesão ao Pró Gestão é facultativa, mas a SPREV acredita que o Pró Gestão irá contribuir ainda mais com a modernização e profissionalização dos RPPS, estabelecendo padrões de atividades com maior controle e transparência. Como benefícios da certificação, destacamos a melhoria na organização das atividades e processos do RPPS, incremento de produtividade, padronização de práticas, redução de retrabalhos e custos, maior transparência e acesso à informação e sempre ressaltamos que não importa se o RPPS é de pequeno, médio ou grande porte; as obrigações dos gestores são as mesmas e igualmente consideradas.

 

Como informado, a Comissão de Avaliação e Credenciamento do Pró-Gestão RPPS, órgão da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda já habilitou três entidades certificadoras. Duas delas, Fundação Vanzolini e ICQ Brasil acima referidas. Os RPPS que já enviaram o Termo de Adesão e os próximos que aderirem terão 12 meses para se certificar.

 

Se não se certificarem até maio de 2019 perderão a condição de Investidor Qualificado o que impede de poder aplicar em alguns fundos de investimentos.

 

Todas as informações sobre o Pró Gestão constam no link http://www.previdencia.gov.br/regimes-proprios/pro-gestao-rpps/  inclusive o termo de adesão e o manual que também segue anexo. O manual do Pró Gestão foi muito bem elaborado pela equipe da SRPPS e está bem conceitual, claro, didático e objetivo o que facilita o entendimento e o cumprimento das ações exigidas que se apresentam ao alcance de todos, não necessitando que o RPPS contrate uma empresa ou profissional para isto.

 

Atenciosamente,

 

Diretoria da ASSIMPASC